top of page

Depressão

O que é?

A depressão é um transtorno afetivo cujos sintomas contam com a presença de tristeza, pessimismo e baixa autoestima que aparecem com frequência e podem se combinar.

 

Causas

A depressão é na verdade uma síndrome, ou seja, uma família de doenças.

 

Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro dos pacientes atingidos pelo transtorno, principalmente em relação à produção e síntese de neurotransmissores, substâncias essenciais para a transmissão de impulsos nervosos entre as células, envolvendo assim outros processos que ocorrem nas células nervosas.

 

Os fatores psicológicos e sociais podem ser causas ou consequências da depressão.

 

É necessário ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição. De  acordo com alguns estudos a causa  é genética.

Fatores de risco

Além do estresse ou ambiente social conturbado,  a predisposição genética também contribui para o adoecimento mental das pessoas que sofrem de depressão.

 

Sintomas e comportamentos mais conhecidos

 

Os principais sintomas da depressão são humor depressivo ou irritadiço, desânimo, cansaço fácil e necessidade de maior esforço para realizar tarefas físicas, chegando até mesmo a afetar a capacidade produtiva da pessoa no trabalho ou estudos.

 

Além disso, pode ocorrer o desinteresse e falta de motivação em fazer atividades que antes eram prazerosas, acompanhadas da diminuição da capacidade ou mesmo a incapacidade de sentir alegria ao realizar essas atividades. Pode haver sentimento de medo, insegurança, desespero, vazio, pessimismo e culpa.

 

Num nível mais agravado, pode também apresentar o desejo de morrer ou planejamento de formas de se suicidar, havendo uma visão negativa e depressiva da realidade; além disso, é comum o decaimento do desempenho sexual e da libido e insônia.

 

A pessoa costuma se isolar dos amigos e familiares e é muito comum que tente aparentar estar bem, apesar de seus comportamentos demonstrarem o contrário.

 

O que fazer ao perceber os sintomas em você ou em um familiar

 

Caso você note estar com os sintomas já citados há algum tempo, procure o quanto antes a ajuda médica de um psiquiatra ou psicólogo, pois somente estes profissionais poderão lhe dar um diagnóstico preciso sobre o que se passa com você.

 

Caso você seja ainda adolescente ou dependente dos pais, é importante que dialogue com eles sobre o que lhe aflige, pois isso tornará mais fácil o acesso à ajuda médica.

 

E se você notar qualquer um desses sintomas em um familiar ou amigo, busque perguntar o que se passa para que ele esteja agindo de acordo com os sintomas citados e sugira o acompanhamento psiquiátrico, além de demonstrar total tolerância e atenção pela pessoa.

Tratamento

O tratamento para a depressão pode ser por meio de medicação, que deve ser receitada por um psiquiatra, ou por meio de psicoterapia, ou seja, por meio de sessões com um psicólogo.

 

É importante ressaltar que as pessoas reagem de diferentes modos aos tratamentos, sendo assim importante descobrir qual é o mais indicado para você, talvez até mesmo aliando os dois métodos.

 

 

Posts em destaque
bottom of page