top of page

O que é?

A ansiedade é uma emoção humana normal, comumente se apresenta quando enfrentamos algum problema familiar, no trabalho, antes de uma prova escolar ou diante de decisões cotidianas difíceis. No entanto, a ansiedade excessiva acaba por se tornar um transtorno de ansiedade.

Causas

Não se tem um consenso sobre as causas da ansiedade. Algumas pessoas são mais propensas a sofrer de distúrbios de ansiedade do que outras. No entanto, algumas possibilidades podem ser consideradas.

 

A primeira delas é a genética, ou seja, quando se tem histórico do transtorno na família. Além disso, a causa pode ser ambiental. Por exemplo, se a pessoa passa por intenso estresse, situações cotidianas conturbadas e mesmo após traumas.

 

Outra possibilidade para a propensão ao transtorno de ansiedade são as maneiras de se lidar com os problemas. Isto pode contribuir para maior ou menor ansiedade, variando de pessoa para pessoa.

 

E por fim, a preocupação com doenças físicas, como problemas cardiovasculares, respiratórios ou dores crônicas, podem contribuir para o aparecimento do transtorno de ansiedade.

 

Fatores de risco

Os fatores de risco dos transtornos de ansiedade incluem muito comumente eventos traumáticos na infância ou mesmo na vida adulta, preocupação com doenças crônicas sérias, acúmulo de estresse, personalidade naturalmente ansiosa, e abuso de drogas.

Sintomas e comportamentos mais conhecidos

 

Os transtornos de ansiedade se manifestam psicológica e fisicamente.

 

Os sintomas psicológicos são constante tensão ou nervosismo, problemas de concentração, medo constante, dificuldade de esquecer o motivo da tensão, preocupação exagerada, insônia, irritabilidade e agitação contínua dos braços e pernas.

 

Já os sintomas físicos da ansiedade se configuram por dor ou aperto no peito e aceleração cardíaca, respiração custosa ou falta de ar, tremores no corpo, sensação de fraqueza ou cansaço, boca seca, mãos e pés frios ou suados, náusea, tensão ou dor muscular e dor de barriga ou diarreia.

 

Além disso, pode ser que os sintomas da ansiedade se encaminhem para um ataque de pânico. Veja também síndrome do pânico.

Portadores de transtornos mentais precisam de ajuda psiquiátrica!

O que fazer ao perceber os sintomas em você ou em um familiar?

Caso você note estar com os sintomas já citados por algum tempo, procure o quanto antes a ajuda de um médico psiquiatra ou psicólogo, pois estes profissionais poderão lhe dar um diagnóstico preciso sobre o que você está passando.

 

Caso você seja ainda adolescente ou dependente dos pais, é importante que dialogue com eles sobre o que lhe aflige, pois isso tornará mais fácil o acesso à ajuda médica e ao tratamento adequado.

 

E se você notar qualquer um desses sintomas em um familiar ou amigo, busque perguntar o que se passa por ele estar apresentando tais comportamentos e sugira o acompanhamento psiquiátrico. Você deve demonstrar total tolerância e atenção com a pessoa.

Tratamentos para ansiedade

O tratamento para a ansiedade, assim como para a depressão, pode ser por meio de medicação, que só pode ser receitada por um médico psiquiatra. O tratamento psiquiátrico aumenta a sua eficácia quando aliado à psicoterapia, ou seja, por meio de sessões com um psicólogo. Exercícios físicos ajudam a combater o transtorno, mas somente eles não são suficientes.

 

É importante ressaltar que as pessoas reagem de diferentes modos aos tratamentos, sendo assim importante descobrir qual é o mais indicado para você, talvez até mesmo aliando os dois métodos.

 

 

Transtorno de Ansiedade

bottom of page